Análise SWOT

Modelo de SWOT para levantamento - EGPP

Exemplo SWOT para um setor de trabalho

Apesar do uso clássico em estratégia, a análise da equipe que desenvolve as atividades, a partir da análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças intrínsecas ao ambiente de negócio estudado pode ser feita pela utilização da ferramenta de planejamento estratégico Análise SWOT (WAGNER; PATON, 2014).

Seu mérito reside em sua simplicidade e clareza e tem como objetivos alavancar as competências essenciais da organização e maximizar seu potencial de criação de valor, com base na análise de seus pontos fortes e diagnosticar seus problemas fundamentais, a fim de corrigi-los (COMAN; RONEN, 2009).

Para fins de Governança de Atividades Operacionais, são focadas essencialmente as características da equipe para a entrega dos produtos desejados e que tenham Valor de fato.

Sua aplicação enquanto ferramenta metodológica e/ou estratégica em diversas áreas de pesquisa (GHAZINOORY; ABDI; AZADEGAN-MEHRABDI, 2011) contribuiu decisivamente para a opção por sua adoção. Cada organização/setor precisa criar seu próprio modelo SWOT, que reflita suas necessidades informacionais quantitativa e qualitativamente mensuráveis, relacionadas aos fatores internos e externos, como parte de seu aprendizado coletivo, a fim de coordenar e integrar as diversas habilidades e tecnologias (PRAHALAD; HAMEL, 1990; CARNEIRO, 2010).

Contribuição Abimael Rondon (2017)

Referências

CARNEIRO, Margareth F. S. Gestão pública: o papel do planejamento estratégico, gerenciamento de portfólio, programas e projetos e dos escritórios de projetos na modernização da gestão pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. 550 p.

COMAN, Alex; RONEN, Boaz. Focused SWOT: diagnosing critical strengths and weaknesses. International Journal of Production Research, v. 47, n. 20, p. 5677-5689, 2009.

GHAZINOORY, S.; ABDI, M., AZADEGAN-MEHR, M. SWOT methodology: a state- of-the-art review for the past, a framework for the future. Journal of Business Economics and Management, n. 1, p. 24-48, 2011.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. MaIo-Junho, 1990. p. 1-15.

WAGNER, Richard; A. PATON, Robert. Strategic toolkits practice and performance: a German SME perspective. VINE: The journal of information and knowledge management systems, v. 44, n. 4, p. 470-495, 2014.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910