Bussines Model Canvas (BMC)

Modelo do Business Model Canvas (BMC) - EGPP

O modelo de negócios Canvas (BMC - Business Model Canvas) é uma ferramenta para modelagem de negócio que descreve a lógica de como uma organização cria, proporciona e obtém valor (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010). É um produto acadêmico, que surgiu de pesquisas acadêmicas, mas que não se limita a esse meio, sendo também usado como ferramenta estratégica para conceber, testar, construir e gerenciar modelos de negócio por grandes multinacionais (ALT; ZIMMERMANN, 2014).

Compõe-se de nove dimensões (Figura que segue) ou blocos de construção (SHAHAND; DUFFELEN; OLABARRIAGA, 2015) que cobrem os três pilares conceituais da definição de modelo de negócios, conforme discriminados na Tabela que segue.

Figura - Modelo de Negócio Canvas

Fonte: Adaptado de Osterwalder e Pigneur, 2010

 

Tabela – Pilares e dimensões do BMC

 
Por trazer como resultado um modelo organizacional, auxilia no estabelecimento da governança e contribui para a transformação da organização por meio da especificação, comunicação e análise da estratégia, objetivos e processos (CAETANO et al., 2016).

O BMC é um documento vivo. Sua composição simples e sua facilidade de compreensão fazem com que possa ser introduzido e usado rapidamente com o simples uso de papéis autocolantes, quadros brancos e folhas de papel em branco, incentivando a interação e mudança do que se escreve (O'NEIL, 2015).

Referências

Texto preparado por Abimael Nascimento (2017)

ALT, Rainer; ZIMMERMANN, Hans-Dieter. Status of business model and electronic market research: an interview with Alexander Osterwalder. Electronic Markets, v. 24, n. 4, p. 243-249, 2014.

BONAZZI, F. L. Z.; ZILBER, M. A. Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas . Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 16, n. 53, p. 616-637, 2014.

CAETANO, Artur et al. Representation and analysis of enterprise models with semantic techniques: an application to ArchiMate, e3value and business model canvas. Knowledge and Information Systems, p. 1-32, 2016.

O'NEILL, Terence William. The business model canvas as a platform for business information literacy instruction. Reference Services Review, v. 43, n. 3, p. 450-460, 2015.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Hoboken. NJ: Wiley, 2010.

SHAHAND, S.; DUFFELEN, J.; OLABARRIAGA, S. D. Reflections on science gateways sustainability through the business model canvas: case study of a neuroscience gateway. Concurrency and Computation: Practice and Experience, v. 27, n. 16, p. 4269-4281, 2015.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910